Divisão

Spermatophyta

Subdivisão

Coniferophytina

Classe

Pinatae

Subclasse

Pinidae

Ordem

Pinales

9 espécies nesta família

Árvores de grande porte. Folhas pequenas alternas, lineares ou lanceoladas, coriáceas, com o ápice finalizado num espinho pungente, densamente dispostas e geralmente imbricadas. Plantas dioicas ou monoicas; flores femininas reunidas em grandes e densos estróbilos com muitas flores; o óvulo nasce na axila de um megasporofilo estando protegido por uma folha estéril -escama de cobertura- que envolve e encerra o óvulo fecundado, assim, o cone maduro composto por unidades isoladas –pinhão-; os estróbilos masculinos são longos, onde cada microsporofilo transporta 8 microsporângios alongados.

32 espécies nesta família

Árvores de tamanho médio. Ramificação verticilada ou pseudoverticilada. Folhas simples aciculares ou escamosas, dispostas helicoidalmente ao longo do caule, em alguns casos parcialmente sobrepostas cobrindo os ramos. Flores unissexuais, dispostas em estróbilos; flores masculinas com 3 a 7 sacos polínicos, as femininas em escamas peltadas com 3 rudimentos seminais. Sementes dispostas em estróbilos com as escamas lenhificadas, por vezes semicarnudas, formando gálbulas.

29 espécies nesta família

Árvores de grande porte. Ramificações verticiladas, ou quase. Folhas simples, geralmente aciculares, perenifólias, embora algumas caducifólias; dispostas sobre a parte apical dos macroblastos e/ou sobre braquiblastos desenvolvidos ao longo daqueles. Flores unissexuais em inflorescências estrobiliformes separadas; as flores masculinas reduzidas a 2 sacos polínicos por cada escama do respetivo estróbilo; as flores femininas com 2 tipos de escamas dispostas helicoidalmente ao longo do estróbilo, de modo que nas internas se encontram 2 rudimentos seminais; as sementes dispostas em estróbilos com as escamas lenhificadas, formando pinhas.

3 espécies nesta família

Árvores ou arbustos. Plantas dioicas; as flores femininas - estróbilos terminais -, estão localizadas em ramos curtos especiais e possuem um óvulo com envoltório carnoso na base, que se desenvolve numa semente madura como um pedúnculo carnoso; as flores masculinas encontram-se reunidas em densos estróbilos.

3 espécies nesta família

Árvores ou arbustos não resinosos. Folhas simples, lineares e achatadas. Indivíduos dioicos; flores masculinas axilares, solitárias ou em pequenos capítulos; flores femininas axilares, solitárias ou em conjunto de duas, com uma ou mais escamas estéreis; a escama ovarifera (anexa ao ovário) terminal possui um óvulo solitário ereto. As sementes estão parcial ou totalmente rodeadas por um arilo.

1 espécies nesta família

Plantas perenes que podem atingir entre 15 a 30 m de altura. Os ramos principais sustentam verticilos de acículas verdes e flexíveis. As sementes estão reunidas numa pinha, com as suas escamas achatadas que abrem para libertar as sementes.

Partilhe esta página

Comentários