Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco

var. menziesii

Espécie
Pseudotsuga menziesii
Variedade
menziesii
Descritor
(Mirb.) Franco
Género
Família
Ordem
Sub-classe
Pinidae
Classe
Pinatae
Sub-divisão
Coniferophytina
Divisão
Spermatophyta
Tipo Fisionómico
Megafanerófito
Distribuição Geral
W América N; introduzida noutras regiões do globo
Nome(s) comum
Abeto-de-Douglas
Pinheiro-do-Oregon
Pseudotsuga
Habitat/Ecologia
Matos
Ornamental
Sinonimias
Abies menziezii Mirb.
Pseudotsuga douglasii (Lindl.) Carrière
Pseudotsuga taxifolia Britton
Época Floração
Março - Maio
No JBUTAD
Sim - A19 C2 D11
Colecção temática

Galeria de imagens

Fotografia de capa Pseudotsuga menziesii var. menziesii - do Jardim Botânico
Fotografia 1 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 2 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 3 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 4 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 5 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 6 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 7 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 8 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 9 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 10 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 11 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 12 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD
Fotografia 13 da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii do Jardim Botânico UTAD

Distribuição em Portugal

 

Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas

Espécie de interesse florestal

Informação cedida por

Distribuição geral: A Pseudotsuga, Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco é originária do Ocidente da América do Norte e ocupa uma área muito vasta que vai desde o México (12° N) ao estado canadense da Columbia Britânica, (55° N) numa extensão de mais de 4500 Km e desde a costa do Pacífico até às vertentes das montanhas rochosas.

Caracterização geral: As condições para um adequado desenvolvimento encontram-se em climas oceânicos húmidos, com períodos máximos de 2 a 3 meses de seca estival. A precipitação anual deverá ser superior a 800 mm, com pelo menos 300 mm de precipitação durante o período vegetativo (Abril - Setembro). Tolera muito bem os frios invernais, contudo pode considerar se sensível a geadas tardias. Suporta bastante bem a neve, mas os tenros rebentos de Primavera e o delgado ritidoma das ramificações e guias no Verão, podem danificar-se com facilidade pelo granizo. Considera-se uma espécie que requer plena luz desde as primeiras idades e o ensombramento resulta num decréscimo do seu crescimento. É medianamente exigente quanto aos solos, preferindo os profundos e de textura ligeira. No que concerne à fertilidade, é uma espécie moderadamente exigente. Deve evitar-se o plantio em solos muito superficiais ou muito pobres. Geralmente esta espécie requer um bom arejamento das suas raízes, o que significa possuir uma fraca tolerância às texturas pesadas ou ao encharcamento, mesmo que estacional. É intolerante a solos com presença de calcário ativo em contacto com o sistema radicular, o qual provoca cloroses, especialmente em plantas jovens. Os níveis de pH do solo mais favoráveis rondam os 4,0 a 6,0. Trata-se de uma árvore que pode alcançar até 100 metros de altura na região nativa, existindo na Europa árvores de 50 metros. A copa é pontiaguda cónica até uma idade avançada, com marcada dominância apical. O tronco é bastante reto e inicialmente bastante cónico. A pseudotsuga pode considerar-se como muito sensível à competição da vegetação, especialmente a herbácea, pelo que, resulta num imperativo proceder a limpezas interespecíficas. Realiza-se o corte final aos 60 anos.

Propriedades e utilizações: O interesse na utilização desta espécie assenta na possibilidade de produzir madeira de excelente qualidade, superior à de outras coníferas, com bons rendimentos, revoluções de (50-70 anos), apresentando níveis de exigência inferiores a muitas outras espécies. Radica ainda na sua tolerância às consociações e na sua adaptabilidade a muito diversas condições de altitude, exposição e temperaturas. Permite-lhe ser uma alternativa válida em boa parte das estações próprias de pinheiro-bravo, sem descurar o seu valor ornamental, paisagístico e recreativo. A madeira de pseudotsuga apresenta cerne avermelhado e borne claro. A densidade é, sensivelmente, de 0,55 tm/m3. Tem excelentes qualidades tecnológicas, mesmo quando a árvore tenha crescido muito rapidamente e demonstra excelentes características de durabilidade. As percentagens de casca são relativamente diminutas. Resiste a ataques de insetos e fungos, em especial o cerne, superando neste sentido, tanto a pinheiro-silvestre como o pinheiro-bravo. A secagem ao ar faz-se facilmente, sem que se produzam fendas ou deformações. A madeira emprega-se fundamentalmente para a serração e desenrolamento, sendo os seus destinos a indústria de carpintaria e marcenaria. Os fuste que procedem de cortes intermédios, podem utilizar-se no fabrico de postes, na indústria de tabuleiros e ainda na indústria de serração para o caso dos últimos cortes. Comercialmente, esta madeira tem nos EUA. utilizações diversas, como por exemplo: chapa, desenrolamento, parquet e estrados de madeira, carpintaria, revestimento decorativo, construção de vivendas, construção pesada, postes, carruagens de comboios, armações, revestimentos de madeira e embalagens.

Partilhe esta página

Poderá estar também interessado em

Abies albaAbies alba
(mesma família)

Abies grandisAbies grandis
(mesma família)

Abies koreanaAbies koreana
(mesma família)

Abies nordmannianaAbies nordmanniana
(mesma família)

Abies pinsapoAbies pinsapo
(mesma família)

Cedrus atlanticaCedrus atlantica
(mesma família)

Cedrus deodaraCedrus deodara
(mesma família)

Utilização das Imagens

Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Pseudotsuga menziesii var. menziesii.

Comentários