Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui.

Voltar ao Topo

Formação Profissional no Jardim Botânico da UTAD

A gestão do Jardim Botânico da UTAD obriga a um sistema de manutenção em que a formação ocupa um papel prioritário. Neste sentido é preciso ter em consideração que o Jardim Botânico foi criado como uma gigantesca sala de aulas, em que os alunos da universidade poderiam conhecer ao vivo as espécies vegetais objeto de estudo das suas disciplinas. Ao mesmo tempo, este formidável aulário foi também pensado para servir de campo de ensaio e centro de formação profissional.

As aulas de botânica, ecologia, culturas anuais e perenes, proteção integrada ou métodos de produção agrícola e florestal encontram espaço no Jardim Botânico para que o aluno possa aplicar os conhecimentos teóricos. Ao mesmo tempo, e inserido no mesmo plano de manutenção do próprio Jardim, todos os anos participam alunos procedentes de centros de formação profissional públicos ou privados, para realizar estágios nas áreas de agricultura e jardinagem. Esta diversificação na formação é possível tendo em consideração a multiplicidade de tarefas integradas na manutenção do Jardim Botânico. Para compreender isto apresentamos o quadro geral de manutenção ao longo do ano.

Para solicitar a realização de estágios de formação profissional no Jardim Botânico da UTAD podem entrar em contacto connosco. Todas as solicitações sempre são muito bem-vindas.

Quadro de manutenções

Tarefas Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Adubações Fundo
Superficiais
Limpezas Folhas e ramagens
Mondas
Podas Crescimento/Sanitárias
Estimuladoras flor/fruto
Relvados/Ervados
Propagação Sementeira
Enraizamento
Regas Gerais
Relvados/Ervados

Partilhe esta página

Comentários