Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui.

Voltar ao Topo

O Projeto Escolas-Jardim

Projeto Escola-Jardim

O projeto Escolas-Jardim nasce no ano de 2004, no âmbito do Programa INTERREG-IIIA Douro-Duero século XXI, como uma iniciativa encaminhada a aproximar o conhecimento do recurso natural aos centros de ensino básico e secundário. Para tal fim são propostas duas medidas fundamentais: a) criar uma base de informação sobre o recurso natural e b) estimular a intervenção do trinómio aluno-educador-pais no conhecimento desse recurso natural.

Para atingir os objectivos pretendidos é preciso que as escolas interessadas determinem o/s plano/s de acção a desenvolver. Deste modo, a partir destes esquemas de acção são elaborados os programas que implementarão o projecto Escolas-Jardim, para cada uma dos centros de ensino interessados. O Jardim Botânico da UTAD tem uma comissão de trabalho permanente que, sempre que um centro de ensino estiver interessado, iniciará o processo para desenvolver o projecto de acordo com um plano de acção específico, adequado aos interesses e possibilidades económicas do respectivo centro. Este plano implicará a elaboração de uma base de informação, acessível na página web do Jardim Botânico, bem como de um projecto que permita a intervenção dos alunos, educadores e pais neste plano de acção.

Projeto Escola-Jardim

Em 2006 este projecto passa a ter uma importante ajuda financeira por parte do programa Ciência Viva, e mais especificamente com a colaboração estabelecida através do projecto "O Recurso Vegetal do teu Concelho" (projecto nº 682). Com esta inestimável ajuda são realizadas diversas actividades em diferentes escolas (Agrupamento Escolar Diogo Cão -Vila Real-, Colégio Moderno de São José -Vila Real-, Agrupamento Escolar Joaquim Rebelo -Moimenta da Beira-, Escola Francisco Gonçalves Carneiro -Chaves-), criando jardins temáticos, propagando material vegetal silvestre, estudando a diversidade taxonómica plantada nos jardins da respectiva escola, lecionando aulas teórico-práticas ou com a dissertação de pequenas palestras.

Projeto Escola-Jardim

A partir de 2008 este projecto mostrou ter uma clara sustentabilidade, sendo hoje o programa de referência a partir do qual o Jardim Botânico da UTAD estabelece um sistema de colaboração gratuito com as escolas e centros de formação interessados.


Escolas que integram este projeto:

Em Amarante

Escola Secundária de Amarante

Grupo Amarante ao Natural (AAN)

Projeto Escola-Jardim

Escola Secundária de Amarante, Maio de 2009


Em Chaves

Escola Francisco Gonçalves Carneiro


Em Moimenta da Beira

Agrupamento Escolar Joaquim Rebelo


No Peso da Régua

Agrupamento Escolar 2+3

Escola Secundária de Amarante, Maio de 2009

Participação na Feira do Agrupamento Escolar do Peso da Régua, em Maio de 2010.


Em Vila Real

Agrupamento escolar Diogo Cão

Colégio Moderno São José

Escola Secundária Morgado de Mateus

Férias no Verão 2010

Escola Secundária de Amarante, Maio de 2009

Colocação das placas identificativas das plantas plantadas no jardim do Agrupamento Escolar Diogo Cão (Vila Real), em Maio de 2011.

Exemplar de uma das placas colocadas no Jardim da Escola Secundária Morgado de Mateus, em Maio de 2012

Exemplar de uma das placas colocadas no Jardim da Escola Secundária Morgado de Mateus, em Maio de 2012.

Exemplar de uma das placas colocadas no Jardim da Escola Secundária Morgado de Mateus, em Maio de 2012

Aluno da Escola Secundária Morgado de Mateus a utilizar o Explorado Móvel.

Partilhe esta página

Comentários