Tecnologias de apoio ao Jardim Botânico

O Jardim Botânico sofreu uma grande evolução tecnológica no que se refere ao tratamento e disponibilização da informação constante na Flora Digital de Portugal.

Chave Dicotómica ilustrada da flora vascular portuguesa

O conhecimento da flora e vegetação é fundamental para a caracterização e compreensão dos processos biológicos e ecológicos de um dado território, assim como para o seu planeamento, ordenamento e gestão sustentáveis. Neste contexto, é cada vez mais necessário e útil o desenvolvimento de ferramentas acessíveis e de fácil utilização, que facilitem uma identificação expedita destes recursos biológicos, tanto pela comunidade científica, como por técnicos e estudantes, e pelo público em geral.

Pode ver e usar a ferramenta da Chave Dicotómica ilustrada e/ou saber mais sobre o projecto ChaveIn.


Etiquetas de identificação com base em QRCode

O Jardim Botânico da UTAD está a actualizar as suas placas de identificação com recurso a tecnologia gratuíta QRCode, onde códigos são impressos nas novas placas e que permitem ao nosso visitante ter acesso a um conjunto vasto de informação de cada espécie através do seu telemóvel. Este pormenorizado sistema de indicação e orientação, acompanhado pela presença de placas de identificação in situ para as colecções e espécies, facilita o desenvolvimento de diversas actividades de carácter formativo e pedagógico: visitas guiadas, exposições temporárias e permanentes, aulas de educação ambiental, cursos especializados, etc...


Utilização de realidade aumentada

Além das placas identificativas de cada espécie, tecnologia que é aplicada, pela primeira vez num jardim botânico, a realidade aumentada é também permitida e útil para contextualizar rotas temáticas pelo nosso Jardim. Basta instalar um navegador (browser) Layar e seleccionar o layer do Jardim Botânico da UTAD. Com esta aplicação, gratuita, o nosso visitante dispõe de imediato de vários conteúdos audio e vídeo e a posição GPS das nossas colecções, tornando-se um excelente guia!

Para aceder ao Layar e instalar o navegador de realidade aumentada clique aqui


Partilhe esta página

Comentários