Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui!

↑   Voltar ao Topo   ↑

Colecção temática Resinosas Ornamentais

A vida é uma sucessão de vitórias e fracassos, de momentos melhores e de outros não tão bons, ou mesmo muito maus. A vida é um desafio do qual temos que retirar sempre lições. A vida, em definitiva, é uma aventura por viver, e a colecção das resinosas ornamentais são um exemplo desse repto que supõe estar vivo.

Há mais de 200 milhões de anos as plantas vasculares desafiaram o mundo e criaram umas formas de vida que, sem querer, acabaram por ser decisivas para a manutenção da vida no nosso planeta. Há mais de 200 milhões de anos o planeta Terra era um efervescer de vida. As condições ambientais húmidas e quentes propiciavam um ambiente fantástico para a imaginação e a criatividade. Surgiram as plantas com sementes.

A semente é um dos instrumentos mais fantásticos, não só na sua estrutura e organização, como também na sua funcionalidade. As plantas finalmente podiam transportar o seu embrião, ou fazer com que permanecesse em dormência até atingir as condições ambientais propícias para a sua germinação. Ao mesmo tempo também foi preciso transformar as flores, que agora estavam capacitadas para criar grãos de pólen (as flores masculinas) ou para captá-los e desenvolver as sementes (nas femininas). Todas estas transformações reprodutivas foram acompanhadas de mudanças substâncias a nível vegetativo, proporcionando um novo universo de formas, até então pouco conhecido ou totalmente inovadoras. É o tempo das plantas gimnospérmicas.

Mas na vida a felicidade está sempre acompanhada de constantes provas, de desassossegos e inclemências que fazem com que os momentos felizes sejam ainda mais cheios e intensos. A Terra começou uma mudança dramática, criando o seu quarto macrocontinente da sua já longa história, a temida Pangeia. A atmosfera atinge níveis elevadíssimos de gases tóxicos, procedentes da intensa actividade vulcânica associada à formação deste macrocontinente. Chuvas ácidas, resultantes da dissolução da água com os gases sulfurosos, e nuvens de metano emitidas por um oceano em que as correntes marinhas foram interrompidas criam um cenário dantesco. Mais de 85% da diversidade biológica é dizimado e só algumas áreas permitem ainda alguma vida. Entre as plantas vasculares as gimnospérmicas serão as que conseguiram sobreviver, mas não todas, só aquelas que desenvolvam uma couraça que lhes permita suportar intervalos térmicos diários superiores aos 50ºC, ou securas persistentes. É agora o tempo das resinosas.

Esta colecção é feita em honra àquelas que com a sua imaginação e sacrifício conseguiram que a vida na Terra fosse possível. No silêncio desta formidável colecção temática aprenderemos a valorar o milagre da vida.


Vídeos disponiveis


Fotografias associadas a esta coleção

Exemplo de espécie da colecção Resinosas Ornamentais

Localização da coleção temática Resinosas Ornamentais


Partilhe esta página


Comentários