Taxus baccata L.
Terrenos incultos
Taxus baccata L. var. fastigiata (Lindl.) Loudon
Taxus baccata L. var. fastigiata-aurea Sénécl.
Taxus baccata L. var. washingtonii (R. Sm.) Beissn.
Distribuição em Portugal
Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas
Distribuição geral: O teixo encontra-se quase sempre isolado e escasso, um pouco por toda a Europa.
Caracterização geral: Tem preferência por pendentes frescas e sombrias em detrimento das encostas quentes e secas. As condições mineralógicas do solo não constituem fator limitante, na medida em que é indiferente a estas, embora manifeste preferência por solos calcários e não é tão frequente em solos graníticos. Os níveis de toxidade da folhagem podem ser perigosos, particularmente quando ingerida por cavalos (são suficientes 500 gramas para provocar a morte). Esta árvore é de média altura e perenifólia, não resinosa. Geralmente não ultrapassa os 10 metros de altura, embora excecionalmente alcance os 15 a 20 metros. O tronco pode engrossar bastante. A casca é de cor cinza no exterior e avermelhada por dentro, tende a desprender-se em lâminas delgadas e largas. A copa é ampla ou cónica. A reprodução faz-se por sementes, necessitando de alguma proteção do sol, nos primeiros desenvolvimentos. Rebenta de cepa. É uma espécie de crescimento lento e muito longeva.
Propriedades e utilizações: A madeira de teixo caracteriza-se por ter só traqueídos e sem canais resiníferos, inodora, dura, compacta, tenaz, muito resistente, elástica, suscetível de formar um bom polimento. É uma madeira interessante para marceneiros, torneiros, escultores e artífices de brinquedos. Não são frequentes utilizações desta espécie com interesse florestal. O teixo é bastante usado como ornamental (existem várias variedades), demonstrando ter aptidão para formar sebes e formas complexas, capacidade que advém de se deixar podar bem, sendo os exemplares femininos mais interessantes para este fim devido aos seus frutos vermelhos. Planta se muito em parques e jardins.
Faça download desta ficha em PDF
Ficha técnica da espécieTaxus baccata
Partilhe esta página
Poderá estar também interessado em
Cephalotaxus harringtonii
(mesma família)
Torreya taxifolia
(mesma família)
Utilização das Imagens
Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Taxus baccata.