Larix decidua Mill.
Larício-europeu
Lariço
Pinus larix L.
Distribuição em Portugal
Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas
Distribuição geral: É uma espécie das montanhas da Europa do Norte e Central, em altitudes de 1000 a 2200 metros, chegando à Sibéria. Tem-se verificado bons resultados em ensaios realizados nalgumas serras de Portugal, pelos Serviços Florestais.
Caracterização geral: Quanto ao temperamento, é uma espécie hidrófila, microtérmica e heliófila. Resiste bastante bem ao vento, geada e à neve. Relativamente aos solos, tende a evitar normalmente os terrenos arenosos ou calcários muito expostos à dessecação, sendo mais apreciados os solos de textura média, filtrantes, bem arejados e constantemente frescos mas não húmidos. É uma árvore de 30 a 40 metros de altura, de silhueta cónica e tronco direito e cilíndrico. A casca é espessa, compacta e de cor acinzentada. Tem um sistema radicular forte, o qual lhe confere uma rusticidade importante na adaptação às mais altas regiões florestais alpinas. É uma semente que se propaga por semente, não necessitando de pré-tratamento. Em Portugal, na instalação tem se recorrido à plantação. O regime de condução é de alto fuste com pequena densidade. Os bosques de lariço caracterizam-se por serem luminosos, muito claros, mesmo no sub-bosque.
Propriedades e utilizações: A madeira é de borne distinto, geralmente muito delgada. O cerne é cinzento avermelhado, fortemente colorido e muito rico em resina. A densidade é relativamente forte, variável entre 0,6 a 0,7. São elevadas as resistências mecânicas e é bastante resistente ao choque. Da madeira destila-se etanol. A madeira é excelente para construção e carpintaria. Utiliza-se ainda em canalizações de madeira e pela sua durabilidade usa se em postes, entre outras utilizações. Nos Alpes chamam-lhe “o carvalho da montanha” devido às excelentes qualidades que se reconhece à madeira que produz. Tem relevante interesse paisagístico e silvo-pastoril. Este último deve-se à frouxidão do coberto e caducidade da folhagem, que permite vegetação abundante sob o coberto.
Faça download desta ficha em PDF
Ficha técnica da espécieLarix decidua
Partilhe esta página
Poderá estar também interessado em
Abies alba
(mesma família)
Abies grandis
(mesma família)
Abies koreana
(mesma família)
Abies nordmanniana
(mesma família)
Abies pinsapo
(mesma família)
Cedrus atlantica
(mesma família)
Cedrus atlantica var. Glauca
(mesma família)
Cedrus deodara
(mesma família)
Utilização das Imagens
Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Larix decidua.