Você está aqui: Jardim Botânico > Investigar > Projetos

Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui!

↑   Voltar ao Topo   ↑

Projetos de investigação

Nesta secção descrevem-se os projetos relacionados com os grandes vetores de dinamização do Jardim Botânico da UTAD:


Projetos relacionados com Conservação e Divulgação

A conservação e a divulgação têm sido um dos pilares básicos na elaboração de projetos do Jardim Botânico da UTAD. O conhecimento da flora e a sua preservação sustentável são determinantes para um uso racional do recurso e, deste modo, para o desenvolvimento económico, social e cultural do país. Neste âmbito muitas têm sido as entidades financiadoras e os temas de estudo escolhidos. Uma relação sintética dos projetos incluídos nesta área seria a seguinte:

Título Projecto Inter-Municipal de Ordenamento do Território do Alto Douro Vinhateiro (PIOT-ADV)
Financiamento Fundação Afonso Henriques
Período Março 2000 - Outubro 2001.
Objectivos Analisar a flora e vegetação da área proposta para Património Mundial, referente à Região Vinhateira Demarcada do Douro. Determinar os valores florísticos e de vegetação mais relevantes e o seu grau de conservação.

[Voltar ao topo]


Título Preservação de Variedades Regionais de Pomóideas na Região Centro-Norte, projecto Nº 6114
Financiamento PAMAF
Período Dezembro 1997 - Dezembro 2000.
Objectivos Localizar, colher e multiplicar para preservar em colecção, variedades de macieira e pereira tidas como regionais, que fruto do abandono a que têm sido submetidas, estão em risco de desaparecer, o que constituiria uma perda irreparável no património genético destas variedades.
Ligações http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/pomoideas_centro_norte.htm

[Voltar ao topo]


Título "Criação de um Parque Temático Agro-Florestal", projecto Nº 157, Medida 8, Acção 8.1.
Financiamento Programa AGRO - Ministério da Agricultura e das Pescas
Período Julho 2010 - Outubro 2010.
Objectivos Selecção de espécies autóctones da vegetação do Norte de Portugal (Minho, Trás-os-Montes, Beira Alta e Douro Litoral) para sua propagação e produção em viveiro, de modo a serem utilizadas com fins ornamentais e paisagistas pelas empresas de viveiristas.
Criação de novas colecções tematicas, no âmbito agronómico e florestal, no Jardim Botânico da UTAD, constituída por exemplares de variedades frutíferas, vinhateiras, hortícolas, arvenses e pratenses, bem como as de interesse florestal, comercial e autóctone, assim como de infestantes de culturas do Norte de Portugal.
Elaboração de guias de conhecimento Agro-Florestal do Norte de Portugal: guias de variedades agronómicas (fruteiras, vinhateiras, arvenses,...) e da natureza do Norte de Portugal, bem como a realização de itinerários turístico-ambientais inicialmente no Concelho de Vila Real (como exemplo para a sua aplicação em outros concelhos).
De acordo com os objectivos até aqui propostos, e atendendo ao carácter demonstrativo do presente Projeto, o número mínimo de assistentes aos diferentes eventos de divulgação realizados pelas entidades participantes do mesmo será, no seu conjunto, superior a 3.000 pessoas.

[Voltar ao topo]


Título Conservação e Valorização dos Recursos Genéticos de Pomóideas Regionais, projecto Nº 158
Financiamento Programa AGRO - Ministério da Agricultura e das Pescas
Período Julho 2010 - Outubro 2010.
Objectivos Sustentar, avaliar e ampliar as colecções de variedades regionais de macieiras e pereiras. Duplicar, em Moimenta da Beira, a colecção de pereiras existente no Vidago.
Realizar uma prospecção dirigida às variedades referidas na bibliografia e que ainda não constam das colecções.
Valorizar os produtos através de utilizações alternativas ao consumo em fresco recorrendo a processos de secagem.
Dar continuidade ao processo de selecção da macieira Bravo de Esmolfe e proceder à sua caracterização para fins de registo.
Iniciar a selecção da variedade de macieira Porta da Loja.
Elaboração de um livro com a caracterização morfológica e aptidões de consumo das variedades regionais de pomoideas.
Ligações http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/projectos/AGRO/projecto_agro_158.htm
http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/pomoideas_regionais_fichas_varietais.pdf

[Voltar ao topo]


Título Douro-Duero século XXI, Acção 1.3
Financiamento Programa INTERREG-IIIA
Período Dezembro 2004 - Setembro 2005.
Objectivos Elaboração do catálogo da flora vascular do vale do Douro (com os binómens sinonímicos e nomes vulgares respectivos).
Realização do catálogo sociológico (com a descrição ecológica dos seus habitats e respectiva composição florística por formação vegetal).
Caracterização fitoestrutural (fisionomia e dinámica, de acordo com um modelo de descrição e previsão ecológica do sistema).
Organização de exposições permanentes e temporárias (no Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concelhos da área de trabalho e empresas turísticas).
Elaboração de brochuras e guias, com indicação de roteiros ecológicos e eco-sítios de interesse natural.
Ligações http://www.unizar.es/fnca/duero/docu/p310.pdf

[Voltar ao topo]


Título Agricultura Sustentável no Douro Vinhateiro
Financiamento Barros, Almeida Cia - Vinhos S.A.
Período Abril 2003 - Outubro 2005
Objectivos Análise e caracterização da flora e vegetação desenvolvida em diferentes sistemas de instalação de vinha na Região Demarcada do Douro, com uso de arrelvamentos naturais, semi-naturais, artificiais ou sem arrelvamentos, de modo a determinar técnicas de cultura mais apropriadas para a conservação da diversidade florística presente nas comunidades arvenses destas culturas.

[Voltar ao topo]


Título Estudo da flora ruderal da Região Duriense
Financiamento CRUP/Ministerio de Educación y Ciencia (Espanha)
Período Abril 1993 - Dezembro 1994
Objectivos Caracterizar o comportamento da flora ruderal de vinhedos, de modo a determinar a importância da mesma no desenvolvimento da vegetação natural que surge nestas culturas. Esta caracterização visa a análise evolutiva da flora desde as vias de acesso às culturas de vinha até o interior destas. Deste modo será possível estudar a variação da flora ao longo das zonas envolventes às vinhas, definindo a relevância destes habitats como fontes de informação germoplásmica para o desenvolvimento da vegetação natural destas culturas.

[Voltar ao topo]


Título Distribuição geográfica e estatuto de ameaça das espécies da flora a proteger
Financiamento Instituto de Conservação da Natureza (ICN)
Período Julho 1994 - Dezembro 1996
Objectivos A partir de uma relação prévia de taxa endémicos rigorosos, ameaçados ou em vias de extinção é desenvolvida uma análise pormenorizada da distribuição actual destes taxa, ao mesmo tempo que é feita uma comparação com a distribuição conhecida até ao momento. Deste modo é possível ter uma ideia aproximada do estado de conservação desta flora.

[Voltar ao topo]


Título Cartografia da vegetação natural e semi-natural da parte oeste de Trás-os-Montes e Alto Douro e a parte norte da Beira Alta" que faz parte do projecto LIFE/ICN "Cartografía da vegetação natural e semi-natural do território Continental Português
Financiamento Programa LIFE da Comunidade Europeia/ICN
Período Outubro 1994 - Outubro 1996
Objectivos A elaboração da Rede Natura 2000 obriga a um estudo pormenorizado das áreas que conservem uma riqueza florística e de formações vegetais contempladas na Directiva Habitats. Com esta finalidade são cartografadas e caracterizadas cada uma das áreas propostas para esta Rede de zonas de interesse conservacionista ou de especial protecção.

[Voltar ao topo]


Título Habitats naturais e de espécies da flora de Portugal (Continente)
Financiamento Programa LIFE da Comunidade Europeia/ICN
Período Outubro 1994 - Dezembro 1996
Objectivos Directamente ligado com o projecto "Cartografia da vegetação natural e semi-natural da parte oeste de Trás-os-Montes e Alto Douro e a parte norte da Beira Alta", o presente projecto pretende caracterizar cada uma das áreas cartografadas. Deste modo será possível determinar a importância das áreas propostas, bem como os futuros planos estratégicos de gestão das mesmas.

[Voltar ao topo]


Título Preservação de variedades regionais de Pomóideas na região Centro-Norte de Portugal
Financiamento Instituto Nacional de Investigação Agrária (I.N.I.A.) - Unidade de Gestão de IED (PAMAF)
Período Janeiro 1997 - Janeiro 1999
Objectivos A preservação da riqueza germoplasmática contida nas variedades regionais de pomoideas é o objectivo prioritário deste projecto. Com esta finalidade é desenvolvida uma caracterização morfológica de cada variedade, previamente identificada e georeferenciada. Este estudo permitirá o conhecimento pormenorizado do actual estado de conservação deste valioso recurso frutícola, de inestimável valor para o desenvolvimento sustentável do país.

[Voltar ao topo]


Título Los bosques de enebros - Juniperus oxycedrus - en el valle de Duero: su distribución, dinamismo e importancia en la vegetación y uso del territorio
Financiamento Junta de Castilla y León, Conserjería de Educación y Cultura
Período Janeiro 1998 - Dezembro 2000
Objectivos Juniperus oxycedrus constitui uma espécie de distribuição restringida (Península Ibérica e NW de Marrocos), distribuído num conjunto diversificado de formações vegetais. No caso do vale do Douro, esta espécie está presente num variado conjunto de condições ambientais, o que não só proporciona uma possível variação genética, como também faz da mesma um indicador de qualidade ecológica de extremo valor. Por esta razão não só são caracterizadas taxonómica e biogeograficamente os zimbros durienses, como também é avaliada a sua importância na qualidade ecológica dos ecossistemas em que esta se encontra.

[Voltar ao topo]


Título Caracterização fitoclimática do NE de Portugal
Financiamento C.R.U.P., Acções Integradas Luso-Espanholas-1998
Período Janeiro 1998 - Setembro 1999
Objectivos O uso da vegetação na caracterização climática tem vindo a ser tradicionalmente utilizado na comunidade científica. Este método, contudo, tem vindo a ser objecto de críticas em relação à delimitação das formações vegetais, epecialmente atendendo à tipologia que define cada uma das mesmas. Por tal motivo é aqui proposto um método de caracterização fitoclimática, neste caso aplicado à região de Trás-os-Montes e ao Alto Douro da província da Beira Alta, com base na utilização de espécies de flora. Para este fim é seleccionado um conjunto de espécies, sobre as quais será analisada a sua potencialidade como indicadora termopluviométrica e altitudinal. Esta caracterização permitirá obter uma cartografia ambiental desta parte do país.

[Voltar ao topo]


Título Bacias Hidrográficas do Norte de Portugal
Financiamento Sub-contrato da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro por parte do INAG
Período Janeiro 1998 - Setembro 1999
Objectivos A pedido do Instituto Nacional da Água (INAG) e de modo a caracterizar a integridade ecológica dos sistemas ribeirinhos, é analisada a vegetação de galeria e aquática das bacias hidrográficas do Norte de Portugal, mais especificamente das bacias hidrográficas das províncias de Minho e Douro Litoral.

[Voltar ao topo]


Título A flora do Norte de Portugal
Financiamento Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Programa POCI
Período Janeiro 2005 - Julho 2007

[Voltar ao topo]


Título Os recursos naturais do Concelho de Moimenta da Beira
Financiamento Concelho de Moimenta da Beira
Período Janeiro 2005 - Janeiro 2006

[Voltar ao topo]


Título Recursos Naturais do Concelho de Mogadouro
Financiamento Município de Mogadouro (total funding € 50.000)
Período Março 2008 - Junho 2009

[Voltar ao topo]


Projetos relacionados com Alterações Climáticas

A introdução de cenários de alteração climática tem sido uma tarefa recente na investigação do Jardim Botânico da UTAD. Por esta razão só contamos neste momento com uma fonte básica de financiamento, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Este financiamento corresponde a uma bolsa de doutoramento nesta área (SFRH/BD/43167/2008) e às verbas de investigação fornecidas pelo CITAB. Outro tipo de financiamento é através de subcontratação de serviços:

Título Aquisição de serviços para a realização de trabalhos técnicos relativos à implementação do sistema de informação e monitorização da biodiversidade, Acção A2
Financiamento Operação 3-2-14-1-1192, Gestão e Monitorização da Biodiversidade do Norte de Portugal. ICNB – CCDRN (Operação Norte 2, O Novo Norte)
Período Julho de 2010 a Outubro de 2010
Objectivos
Ligações

[Voltar ao topo]


Projetos relacionados com Filobiogeografia

A contribuição de análises moleculares no estudo geográfico dos indivíduos tem vindo a ser a mais recente implementação na investigação do Jardim Botânico da UTAD. O financiamento para a utilização destas metodologias também é mais recente.

Título Aproveitamento Hidroeléctrico de Foz Tua. Monitorização da Flora Vascular e Habitats
Financiamento Subcontrato da empresa Ecosativa Consultadoria Ambiental Lda., promotor EDP
Período Junho de 2011 a [em curso]
Objectivos
Ligações

[Voltar ao topo]