Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui.

Voltar ao Topo

Colecção temática Plantas Aromáticas e Medicinais

A relação entre os seres humanos e as plantas foi, desde sempre, muito íntima e sempre necessária. Não só como elementos básicos para a nossa vida, como também para os mais variados usos (bruxeria, ornamento, indústria,…), as plantas formam parte das nossas vidas como um bem essencial e sem o qual estaríamos destinados a uma rápida e dramática extinção.

A colecção temática das aromáticas e medicinais do Jardim Botânico da UTAD pretende ser uma pequena amostra de alguns desses inumeráveis usos que damos às plantas. Nesta colecção podemos encontrar espécies com os mais diversificados usos medicinais, culinários ou simplesmente de cheiro agradável e persistente. Salvas (Salvia spp.), marcelas (Matricaria spp.), tomilhos (Thymus spp.), orégãos (Origanum virens subspp.), mirtilos (Myrtillum spp.), amoras e framboesas (Rubus spp.), artemísias (Artemisia spp.), loureiro (Laurus nobilis), mentas (Mentha spp.), alfazemas (Lavandula spp.), morangueiros (Fragaria vesca), gilbardeira (Ruscus aculeatus) ou carqueijas (Pterospartum tridentatum subspp.) são só algumas de um conjunto de mais de 100 espécies e subespécies representadas nesta colecção e vindas das aldeias e povoações portuguesas.


Vídeos disponiveis


Fotografias associadas a esta coleção

Exemplo de espécie da colecção Plantas Aromáticas e Medicinais Exemplo de espécie da colecção Plantas Aromáticas e Medicinais Exemplo de espécie da colecção Plantas Aromáticas e Medicinais

Localização da coleção temática Plantas Aromáticas e Medicinais

Partilhe esta página

Comentários