Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui!

↑   Voltar ao Topo   ↑

Colecção temática Mediterrânicas Silicícolas

A metade Norte do país forma parte de um complexo geológico inserido no maciço Hespérico Pérmico (200 milhões de anos), que no Jurássico acabaria por ficar fragmentado e que hoje é o substrato geológico do quadrante Noroeste ibérico. A diferença da metade Sul, ocupada em grande parte por substrato sedimentar, o Norte do país está, portanto, sobre rocha de origem volcânica, o que provoca uma maior acidez ao solo. Ao mesmo tempo, e devido a esta presença maioritária de rocha ígnea, a orografia do terreno é muito mais irregular, como resultado da movimentação tectónica e das numerosas e constantes pressões entre essas placas. Há também uma outra circunstância ambiental extremamente relevante que tem a ver com a climatologia, uma vez que no Norte do país o volume de precipitações é maior, ao mesmo tempo que os intervalos térmicos anuais são mais acentuados. Esta conjugação de circunstâncias ambientais alterará drasticamente a paisagem vegetal em relação ao Sul sedimentar. Os bosques do Norte são mais caducifólios ou marcescentes, com maior altura (pois já não precisam conservar tanto a humidade), a época de floração é ligeiramente mais tardia e o tapete vegetal adquire uma tonalidade verde mais brilhante (pois as plantas já não apresentam tanto indumento peloso na sua superfície, destinado a conservar a humidade e se proteger ,melhor do Sol).

Estamos perante carvalhais de carvalhos-alvarinhos (Quercus róbur) ou negrais (Q. pyrenaica) com sobreiros (Q. suber) e azinheiras (Q. rotundifolia). Com estratos arbustivos caracterizados pela presença de tojos (Ulex spp.), urzes (Erica spp.), estevas (Cistus spp.), medronheiros (Arbutus unedo), giestas (Cytisus spp.), carqueijas (Pterospartum tridentatum subspp.) ou sargaços (Halimium lasianthum subsp. alyssoides). Bosques que pela sua maior altura permitem uma estratificação muito variada, fazendo com que os raios solares criem um jogo enigmático e místico de luzes e sombras. Nesta colecção temática será possível disfrutar desse encanto silencioso dos bosques do Norte português.


Vídeos disponiveis


Fotografias associadas a esta coleção

Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas Exemplo de espécie da colecção Mediterrânicas Silicícolas

Localização da coleção temática Mediterrânicas Silicícolas


Partilhe esta página


Comentários