Divisão

Spermatophyta

Subdivisão

Magnoliophytina (Angiospermae)

Classe

Magnoliopsida

Subclasse

Hamamelididae

Ordem

Fagales

5 espécies nesta família

Árvores. Folhas simples, caducas, alternas, com estípulas caducas. Flores unissexuais, aclamídeas, reunidas em amentilhos axilares; cada flor masculina está envolvida por 2-4 bractéolas, com 2-4 estames por flor; 2-3 flores femininas por bráctea; gineceu com ovário ínfero, bilocular, com 2 estiletes. O fruto é um aquénio.

3 espécies nesta família

25 espécies nesta família

Árvores ou arbustos de grande tamanho. Folhas simples, alternas, geralmente lobadas. Flores actinomórficas, unissexuais, com perigónio de tépalas sepalóides, 6-meras (masculinas), ou bem 4-8-meras (femininas); as flores masculinas agrupadas em amentilhos, enquanto que as femininas surgem solitárias ou em cimeiras de 2-3 flores; androceu com 6-20 es ames; gineceu com ovário ínfero, geralmente tricarpelar, trilocular e com 3 ou 6 estiletes. O fruto é um aquénio cupuliforme (glande).

2 espécies nesta família

Árvores de tamanho médio. Folhas compostas (imparipinadas), alternas e estipuladas, caducifólias. Flores unissexuais, de pequeno tamanho; as masculinas com 5-6 tépalas sepalóides e 10-20 estames, em amentilhos; as femininas com um invólucro perigonial 3-5-mero, solitárias ou em pequenos amentilhos com um máximo de 5 flores; gineceu com ovário ínfero, bicarpelar, 2-4 lóculos e 2 estigmas. O fruto é uma drupa (trima).

0 espécies nesta família

Partilhe esta página

Comentários