Pesquisa

Translate Site

Instagram

O JB está agora no Instagram. Siga-nos aqui.

Voltar ao Topo

Colecção temática As Idades do Homem

Em maio de 2013 teve lugar a inauguração da coleção temática “As idades do Homem”, criada em homenagem a dois professores universitários já jubilados, Lady Jane Renfrew (Universidade de Cambridge) e José Alves Ribeiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Esta coleção pretende descrever a evolução da vegetação Pleisto-Holocénica, ao qual assistiu o ser humano, bem como a domesticação de espécies que este foi realizando nos últimos 10.000 anos. Um período como o que abrange esta coleção temática do jardim botânico da UTAD implica uma das mudanças mais rápidas e substanciais da flora do planeta, não acompanhada por extinções maciças mas sim por uma rápida alteração do comportamento dos indivíduos. Tal fenómeno fez com que surgissem indivíduos adaptados à presença de invernos, mantendo as suas respostas a regimes de precipitação extremamente variáveis (desde humidades praticamente constantes ao longo do ano, até reduções extremas da mesma concentradas em períodos de precipitação muito reduzidos e pontoais).

O Homem surge neste período não só como uma testemunha deste violento processo, como também passa a ocupar uma posição determinante no mesmo, aproveitando a plasticidade inerente às plantas vasculares desenvolvidas ao longo dos últimos 80 milhões de anos. Por esta razão foram convidadas para inaugurar "As Idades do Homem” duas figuras determinantes para a explicação das interações entre os seres humanos e os recursos vegetais. Lady Jane Renfrew, insigne professora e investigadora da Universidade de Cambridge (Reino Unido) com uma basta experiência no estudo da domesticação de espécies por parte das populações humanas; e José Alves Ribeiro, que desenvolveu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro uma das carreiras mais notáveis, a nível nacional, na área da etnobotânica transmontano-duriense. Ambas personalidades foram homenageadas nesta nova coleção do jardim botânico da UTAD, situada na zona clássica mais popular deste museu vivo: a área envolvente à capela da Universidade.


Vídeos disponiveis

Brevemente ...


Fotografias associadas a esta coleção

Exemplo de espécie da colecção As Idades do Homem Exemplo de espécie da colecção As Idades do Homem Exemplo de espécie da colecção As Idades do Homem

Localização da coleção temática As Idades do Homem

Partilhe esta página

Comentários