Quercus coccifera L.
Carrasco-Galego
Carrasqueiro
Carrasquinha
Carvalho-dos-quermes
Verdadeiro-carrasco
Distribuição em Portugal
Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas
Distribuição geral: Distribui-se pelo centro e Sul de Portugal em encostas e nos cumes, formando carvalhais da zona quente e húmida.
Caracterização geral: É uma espécie de luz e de temperamento robusto. Dá-se em zonas secas expostas ao sol, sendo mais xerófila que a azinheira pelo que vegeta muitas vezes em zonas onde a azinheira se degrada por efeitos do fogo ou cortes excessivos. Aceita precipitações entre 200 e 1500 mm, se bem que é mais frequente em estações com valores entre 400 e 800 mm. É indiferente quanto ao solo e predomina em zonas pedregosas devido às suas capacidades de adaptação. Rebenta com vigor de raiz ao longo de toda a sua vida. Apresenta também grande capacidade de rebentar por toiça. A faculdade de rebentar de raiz confere a esta espécie grande resistência aos incêndios. É uma espécie que vegeta com frequência em porte arbustivo até aos 2 m, se bem que podem encontrar se exemplares com alturas entre 8 e 12 m. A exploração é realizada em regime de talhadia para produção de lenha e carvão, com rotações de 10 anos.
Propriedades e utilizações: A madeira de carrasco assemelha-se à de azinheira, sendo de boa qualidade, muito dura e pesada, embora com dimensões que limitam o seu uso à obtenção de lenhas e carvão. Estes produtos são de boa qualidade. A casca é rica em taninos. As bolotas podem ser utilizadas para alimentação animal, embora sejam muito amargas e adstringentes. Têm importância cinegética. É uma essência que pode conferir grande proteção a terrenos empobrecidos, devendo evitar-se, no entanto, que os fogos repetidos ou o pastoreio intensivo provoquem a sua degeneração. É uma espécie de grande utilidade em jardinagem, talhando-se bem em sebes praticamente intransponíveis.
Faça download desta ficha em PDF
Ficha técnica da espécieQuercus coccifera
Partilhe esta página
Poderá estar também interessado em
Quercus canariensis
(mesmo género)
Quercus castaneifolia
(mesmo género)
Quercus cerris
(mesmo género)
Quercus coccinea
(mesmo género)
Quercus faginea subesp. faginea
(mesmo género)
Quercus faginea subesp. broteroi
(mesmo género)
Quercus frainetto
(mesmo género)
Quercus glauca
(mesmo género)
Utilização das Imagens
Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Quercus coccifera.