LIFE TAXUS: Restaurar bosquetes de Teixo

Publicado a 2016-08-03

O projeto LIFE TAXUS, com a contribuição do instrumento financeiro LIFE+ da União Europeia, pretende intervir sobre os bosquetes de Teixo (Taxus baccata), um habitat protegido típico das margens de cursos de água montanhosos, dominados pelo Teixo e que também incluem outras espécies arbóreas. É um habitat ameaçado pelo fogo, corte, pastoreio e invasão por espécies exóticas, que atualmente ocorre apenas de forma espontânea na Peneda-Gerês e na Serra da Estrela.

A paisagem mais elevada na Serra da Estrela apresenta um variado mosaico de habitats, conjugando elementos representativos de diversas regiões biogeográficas, sendo por isso a área mais emblemática de Portugal Continental para valores naturais associados à altitude. Tal é o caso do Teixo, espécie actualmente bastante localizada e ameaçada nesta região.

O projeto é coordenado pela Associação QUERCUS com o apoio do ICNF e da empresa VALORMED. O apoio científico nas acções concretas do projeto é assegurado pela CEG – IGOTUL (Centro de Estudos Geográficos – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa) e o Herbário do Jardim Botânico da UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.