I Encontro de Paleoambiente e Etnobotânica, 2013 UTAD

Publicado a 2013-04-18

Desde a Pré-história a relação entre os grupos humanos e os recursos naturais tem tido uma relevância considerável no desenvolvimento sócio-económico e cultural das sociedades.

No atual contexto de crise e de reavaliação do uso dos recursos naturais tem que se ter necessariamente em consideração, não só, como era o ambiente no passado mas também como foi vivido, usufruído e explorado. Os estudos de paleoambiente e de etnobotânica podem desse modo contribuir para compreensão de sistemas de uso sustentável que ajudem, numa visão de futuro, para o desenvolvimento das economias locais e regionais.

Neste encontro investigadores, estudantes e interessados dos mais diversos campos do conhecimento vão ter a oportunidade de trocar ideias e resultados tendo como elo de ligação o ambiente e em particular as plantas.

O encontro terá como convidada de honra a conceituada investigadora inglesa Lady Jane Renfrew of Kaimsthorn, antiga Presidente do International Work Group for Palæoethnobotany e Vice-presidente da Prehistoric Society.

Partilhe esta página