Liriodendron tulipifera L.
Tulipeiro
Tulipeiro-da-Virgínia
Distribuição em Portugal
Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas
Distribuição geral: Espécie florestal de considerável importância das formações naturais do Leste dos Estados Unidos da América, distribuindo-se entre a Nova Inglaterra a Norte e a Flórida e a Louisiana a Sul e desde o mar a leste ao Michigan (no Mississipi) a Oeste. Entra em regiões de verões muito quentes dos Estados do Golfo com altitudes variáveis entre 300 metros no Norte e 1400 metros no Sul.
Caracterização geral: É uma essência que suporta notavelmente variadas condições climáticas, com precipitações que oscilam entre os 750 e 2000 mm no Sul dos Apalaches. A temperatura média das máximas ronda os 37°C no extremo Sul da sua área de distribuição e a média das mínimas ronda os -25°C no extremo Norte. As condições ótimas de crescimento supõem uma pluviosidade anual bem repartida, uma estação muito longa e livre de geadas e estações convenientemente protegidas do vento. É uma espécie pouco tolerante à sombra e com apreciável velocidade de crescimento. No aspeto edáfico, é exigente em solos bem providos em água e suficientemente profundos, não tolerando os solos calcários. É uma árvore de grandes dimensões, a qual pode no país de origem, alcançar os 60 metros de altura. A introdução desta essência é viável em povoamentos mistos com folhosas, nomeadamente freixos ou carvalhos americanos, tendo sido utilizada em alguns países europeus, em França designadamente, na compartimentação de resinosas ao nível dos andares dos carvalhos caducifólios.
Propriedades e utilizações: Produz madeira de grande qualidade, porém no nosso país, as possibilidades de utilização desta espécie, limitam-se ao uso como ornamental, que se explicam pela suas grandes exigências ecológicas.
Faça download desta ficha em PDF
Ficha técnica da espécieLiriodendron tulipifera
Partilhe esta página
Poderá estar também interessado em
Liriodendron chinense
(mesmo género)
Magnolia denudata
(mesma família)
Magnolia grandiflora
(mesma família)
Magnolia liliflora var. nigra
(mesma família)
Magnolia stellata
(mesma família)
Magnolia x soulangeana
(mesma família)
Magnolia × brooklynensis
(mesma família)
Michelia figo
(mesma família)
Utilização das Imagens
Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Liriodendron tulipifera.