Salix fragilis L.
Vimeiro
Vimieiro-brózio
Vimieiro-vermelho
Salix vitellina Brot.
Distribuição em Portugal
Noroeste ocidental
Noroeste montanhoso
Nordeste ultrabásico
Nordeste leonês
Terra quente
Terra fria
Centro-norte
Centro-oeste calcário
Centro-oeste arenoso
Centro-oeste olissiponense
Centro-oeste cintrano
Centro-leste motanhoso
Centro-leste de campina
Centro-sul miocénico
Centro-sul arrabidense
Centro-sul plistocénico
Sudeste setentrional
Sudeste meridional
Sudoeste setentrional
Sudoeste meridional
Sudoeste montanhoso
Barrocal algarvio
Barlavento
Sotavento
Berlengas
Distribuição geral: É uma espécie que ocorre em toda a Europa, de forma espontânea ou cultivada. Tem uma distribuição mais ou menos uniforme no território português, sendo dos salgueiros mais comuns.
Caracterização geral: O salgueiro frágil surge ao longo das margens de ribeiras até aos 500 metros de altitude. É uma espécie de meia-luz e de temperamento robusto. Encontra-se essencialmente sobre solos siliciosos, férteis, húmidos e frios. É uma essência arbórea com 8 a 15 metros de altura. O tronco é direito, forte e a casca grossa. As raízes laterais são abundantes e muito superficiais, gerando bastantes rebentos. As ramificações do salgueiro frágil que caiem no solo, quando reunidas condições ideais de humidade e fertilidade, podem enraizar. Cresce rapidamente e vive pouco tempo, em média 50 a 60 anos. Reproduz-se por rebentamento de cepa e por estaca.
Propriedades e utilizações: A madeira é de cor branca, ligeira, semelhante à do salgueiro-branco. Cultiva-se frequentemente em certas regiões de Espanha a pensar no valioso vime. Utiliza-se, embora não muito, em cestaria, móveis, recipientes, entre outras utilizações. A casca tem propriedades adstringentes e usa-se para curtir. De interesse eminentemente ornamental só o demonstram as suas variedades: a var. russelliana, a var. discolor, entre outras.
Faça download desta ficha em PDF
Ficha técnica da espécieSalix fragilis
Partilhe esta página
Poderá estar também interessado em
Salix alba
(mesmo género)
Salix atrocinerea
(mesmo género)
Salix babylonica
(mesmo género)
Salix caprea
(mesmo género)
Salix purpurea
(mesmo género)
Salix pyrenaica
(mesmo género)
Salix repens
(mesmo género)
Salix salviifolia subesp. salviifolia
(mesmo género)
Utilização das Imagens
Todas as fotografias do Jardim Botânico UTAD são publicadas sob uma licença CC BY-NC 4.0. Pode utiliza-las livremente, para fins não-comerciais, desde que credite o Jardim Botânico e o autor específico da fotografia caso exista. Para uso comercial ou utilização de alguma fotografia sem marca d'água queira entrar em contacto. Pode ver aqui todas as imagens da espécie Salix fragilis.