APlantas que não formam frutos (os carpelos não estão encerrados em pistilos, formando pseudofrutos após a fecundação); flores unisexuais, dispostas em inflorescências estrobiliformes (as femininas designadas vulgarmente por pinhas).
B Plantas que formam frutos (carpelos encerrados formando pistilos); flores unisexuais ou hermafroditas, não dispostas em estróbilos (as femininas não formam pinhas); as folhas não estão inseridas sobre braquiblastos.
APlantas livres, flutuantes na superfície da água, reduzidas a um caule filiforme e uma fronde apical.
B Plantas terrestres ou aquáticas mas com caules desenvolvidos, com folhas dispostas ao longo dos mesmos (na base, ao longo dos mesmos ou no ápice).
A Flores periantais.
AFlores dialipétalas ou só concrescidas na base.
B Flores simpétalas total ou parcialmente, mas com um tubo corolino claro.
A Flores hipogínicas.
A Flores com corolas actinomórficas.
ACorola tubular, as pétalas estão concrescidas na sua prática totalidade.
B Corola não tubular, se concrescidas em mais da metade do seu comprimento apresentam corolas urceoladas, campanuladas ou assalveadas.
A Corola com as pétalas concrescidas unicamente no terço inferior ou na base.
AFlores pentâmeras.
B Flores com 6 ou mais sépalas e pétalas.
A Caules suculentos; folhas inexistentes; planta com longos espinhos agrupados em fascículos ao longo dos caules; flores solitárias ao longo do 1/3 apical dos caules.
BCaules não suculentos; com folhas opostas, morfologicamente semelhantes e sésseis; inflorescências em cimeiras apicais.
BCorola com as pétalas concrescidas em mais de 1/3 do seu comprimento.