Sobre

A Chave Dicotómica


O conhecimento da flora e vegetação é fundamental para a caracterização e compreensão dos processos biológicos e ecológicos de um dado território, assim como para o seu planeamento, ordenamento e gestão sustentáveis. Neste contexto, é cada vez mais necessário e útil o desenvolvimento de ferramentas acessíveis e de fácil utilização, que facilitem uma identificação expedita destes recursos biológicos, tanto pela comunidade científica, como por técnicos e estudantes, e pelo público em geral.

Como resultado de um importante investimento económico ao longo das últimas duas décadas, a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro encetou esforços para reunir e tornar acessível informação de qualidade e completa sobre a flora vascular de Portugal Continental, designadamente o HVR – Herbário de Vila Real, que conta na atualidade com mais de 21 000 exemplares de taxa, a Flora Digital de Portugal, e diversos guias, floras, brochuras, trípticos e exposições.

Tendo em conta as crescentes necessidades técnico-científicas na área da botânica e ecologia vegetal, o material já existente e o expert knowledge associado a estes trabalhos, surgiu o propósito de criar de um sistema de identificação inovador das espécies da flora vascular portuguesa. A ideia foi concretizada no projeto “Chave-In – Conceptualização, desenvolvimento e divulgação de um sistema interativo de identificação da flora vascular portuguesa, com ênfase na região Norte, baseada em uma chave dicotómica ilustrada – PA 52750”, que nasce de uma parceira entre a UTAD (coordenação) e a FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais (promotor). O projeto desenvolver-se-á entre 1 de Março de 2014 e 28 de Fevereiro de 2017.

A Chave-In será estruturada e disponibilizada em formato digital, baseando-se nas tradicionais chaves dicotómicas, melhoradas através de exposições detalhadas dos termos botânicos utilizados nas descrições, ilustrações e registos fotográficos de pormenores morfológicos dos diferentes taxa.

Pretende-se desenvolver este sistema de identificação e sistemas de apoio complementar em duas línguas, o que é determinante para a internacionalização do projeto permitindo que seja utilizado por diversos países simultaneamente. A sua implementação a outras regiões da bacia mediterrânica e Europa fortalecerá as relações entre o Herbário da UTAD e outras equipas de trabalho sobre flora e divulgação científica.


Apoios

Financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e pelo Estado Português através da Medida 4.2.2. Redes Temáticas de Informação e Divulgação do programa PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.