Estágios de investigação

Título Estudo de referência para a recuperação do habitat de Marsilea quadrifolia L. na foz do rio Corgo
Âmbito Estágios de investigação, Relatório Final de Estágio da Licenciatura em Engª Florestal
Autor Nuno Filipe dos Santos Teixeira de Sousa
Ano 1999
Palavras-chave Marsilea quadrifolia L., flora, habitat, fitossociologia, cartografia digital
Resumo A Marsilea quadrifolia L. é uma espécie que está criticamente em perigo em Portugal (CR, IUCN, 1983) e tem como último habitat a foz do rio Corgo, que se situa na cidade do Peso da Régua em Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta espécie ameaçada em Portugal, e em vários países da Europa, tem como habitat característico locais húmidos de baixa altitude, existindo no passado nas bacias do baixo rio Minho, Lima, Douro e Vouga. O estudo apresentado foi realizado na última população natural conhecida na Península Ibérica, com o objectivo de obter um conhecimento detalhado da ecologia desta espécie, bem como a obtenção de dados necessários à sua monotorização e à recuperação do seu habitat. O relatório apresentado teve por base trabalho de campo que envolveu: - o levantamento cartográfico digital detalhado da área, dos agrupamentos vegetais e das sub-populações de Marsilea quadrifolia L.; - a recolha e identificação do material vegetal existente nas zonas marginais da área em estudo; - a realização de inventários fitossociológicos e transeptos florísticos nas comunidades aquáticas onde ocorre Marsilea quadrifolia L.. Do trabalho de campo resultou a elaboração de um catálogo florístico, enquadramento fitossociológico das comunidades aquáticas, cartografia digital, e determinação das principais ameaças. Para terminar avançam-se as propostas de conservação do local em estudo e das sub-populações deste raro feto aquático.
Título A flora e a vegetação da área compreendida entre o rio Águeda/Ribeira dos Tourões e a ribeira de Aguiar
Âmbito Estágios de investigação, Relatório Final de Estágio da Licenciatura em Engª Agrícola
Autor Mário Gabriel Santiago dos Santos
Ano 1998
Palavras-chave Flora, vegetação, fitossociologia, biodiversidade, rio Águeda, ribeira dos Tourões, ribeira de Aguiar.
Resumo Este trabalho apresenta-se como um contributo para o conhecimento da flora e vegetação dos extremos nordeste da Beira Alta e sudeste de Trás-os-Montes e Alto Douro. A área em estudo encontra-se classificada pelo projecto "Corine/Biótipos-C12800093" e insere-se no estudo "Habitats Naturais e de Espécies da flora de Portugal, Oeste de Trás-os-Montes, Alto Douro e Norte da Beira Alta", financiado pelo projecto UTAD/ICN/LIFE - CEE., na área do Parque Natural do Douro Internacional. Realizou-se com a contribuição de cartas de vegetação elaboradas pelos Departamentos de Florestal e de Engenharia Biológica e Ambiental da UTAD, uma amostragem do estado actual da flora vascular e da vegetação natural e semi-natural da região. Inicialmente evidenciam-se as características geográficas, geomorfológicas, edáficas e bioclimáticas, apresenta-se o catálogo florístico, com uma sucinta caracterização ecológica e a distribuição geográfica das espécies, compilam-se os dados referentes aos inventários florísticos para uma melhor compreensão das unidades de vegetação da área estudada. Finalmente, são discutidos os resultados obtidos e são avançadas propostas para a gestão da área estudada tendo em vista a conservação dos recursos biogenéticos, particularmente a biodiversidade vegetal.
Título O género Trifolium L. no Nordeste de Portugal
Âmbito Estágios de investigação, Relatório Final de Estágio da Licenciatura em Engª Agrícola
Autor Amélia Cecília Alves Guimarães
Ano 1997
Palavras-chave Trifolium , taxonomia, corologia, pisos bioclimáticos.
Resumo Apresenta-se neste trabalho a primeira contribuição para o estudo do género Trifolium L. no Nordeste de Portugal , nomeadamente na Província de Trás-os-Montes e na bacia Duriense da Beira Alta. Os principais objectivos deste estudo incluem não só uma análise morfológica prévia das espécies do género Trifolium L., com o devido reflexo na sistemática e taxonomia, mas também a sua caracterização bioclimatológica, baseada na caracterização em Pisos Bioclimáticos proposta por RIVAS-MARTÍNEZ et al. (1987) e revista por LOIDI et al. (1997). São propostas algumas espécies e variedades não referenciadas na área de trabalho, bem como combinações taxonómicas novas. Foram elaboradas chaves dicotómicas para o reconhecimento de cada uma das trinta e cinco espécies e doze variedades identificadas na área mencionada. O enquadramento bioclimatológico deduzido para estas espécies é acompanhado da cartografia de distribuição de cada uma delas na área de trabalho. Palavras chave: Trifolium , taxonomia, corologia, pisos bioclimáticos.
Título Cartografia e caracterização da vegetação da serra do Larouco (Norte de Portugal)
Âmbito Estágios de investigação, Relatório de Estágio da Licenciatura em Engª Florestal
Autor António Duarte Barroso Soutinho
Ano 1997
Palavras-chave Flora, fitossociologia, cartografia, biodiversidade, serra do Larouco.
Resumo Neste trabalho analisam-se as condicionantes físicas e ecológicas da serra do Larouco, localizada no Norte da província portuguesa de Trás-os-Montes e Alto Douro. Apresentam-se e descrevem-se, do ponto de vista fitossociológico e cartográfico , as unidades de vegetação da serra do Larouco e suas imediações (Alto Cávado). Destacam-se do catálogo florístico as espécies endémicas. Este estudo integrou-se nos projectos "Cartografia da Vegetação Natural e Seminatural do Território Continental Português, Oeste de Trás-os-Montes, Alto Douro e Norte da Beira Alta" e "Habitats Naturais e de Espécies da Flora de Portugal", financiados pelo fundo comunitário LIFE, pelo Instituto da Conservação da Natureza e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Título Cartografia e caracterização da flora e da vegetação do terço médio do Douro Internacional
Âmbito Estágios de investigação, Relatório Final de Estágio da Licenciatura em Engª Florestal
Autor Noel Renato Roca Marcos
Ano 1997
Palavras-chave Flora, vegetação, cartografia, biodiversidade, Douro Internacional.
Resumo Apresentam-se os resultados de um primeiro estudo sistemático a nível da flora, da vegetação e da cartografia da vegetação do terço médio do canhão internacional do rio Douro. A partir do levantamento cartográfico da vegetação e de um sistema de classificação da vegetação, apresenta-se a quantificação da área total e das diferentes unidades paisagísticas. A realização de inventários florísticos e fitossociológicos permitiu elaborar um catálogo florístico do qual se apresentam as espécies novas, ou pouco citadas, para a província, bem como aquelas que apresentam estatuto de protecção. Apresenta-se ainda o enquadramento fitossociológico da área. Nas últimas páginas deste trabalho apresentamos ainda algumas considerações sobre a paisagem deste troço do Douro fronteiriço com Espanha, alertando para a presença de alguns factores degradativos e sugerindo algumas formas de minimizar os seus efeitos. Este estudo integrou-se nos projectos "Habitats Naturais e de Espécies da Flora de Portugal, Oeste de Trás-os-Montes, Alto Douro e Norte da Beira Alta" e "Cartografia da Vegetação Natural e Semi-natural do Território Continental Português, Oeste de Trás-os-Montes, Alto Douro e Norte da Beira Alta", financiados pelo fundo comunitário LIFE e pelo Instituto da Conservação da Natureza.

Partilhe esta página

Comentários