Centro de Interpretação do Jardim Botânico da UTAD inaugurado 12 de junho de 2012

Publicado a 2012-06-12

O Centro Interpretativo do Jardim Botânico instalado no campus universitário de Vila Real foi inaugurado na terça-feira, dia 12 de junho de 2012, para melhor receber os visitantes que queiram observar ou até mesmo adquirir algumas das cerca de mil espécies vivas, anunciou a instituição.

Ao longo dos 120 hectares do campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estende-se um dos maiores jardins botânicos da Europa.

O centro, cujas obras começaram em 2003 e foram interrompidas por falta de verbas, já teve outras datas previstas de abertura.

Além de um auditório, onde o visitante terá um primeiro contacto com o espaço, o centro albergará o Herbário, que possui uma coleção de 2.250 espécies diferentes, de Trás-os-Montes, da Península Ibérica, do Norte de África e do Centro-Europa, e um banco de germoplasma (unidade conservadora de material genético) onde estão armazenados 20 mil exemplares.

O centro dispõe da ajuda de informação gráfica e de sistemas de orientação virtual, que a UTAD diz serem inéditos entre os jardins botânicos e a partir dos quais o visitante pode iniciar a descoberta do reino vegetal.

[Diário de Trás-os-Montes, 12 de Junho de 2012]