Flora das Serras Ocidentais Transmontanas

Flora das Serras Ocidentais Transmontanas

Publicado a 2012-09-22

Uma grande parte da riqueza florística portuguesa encontra nas suas serras condições ideias para a sua existência. O que em princípio poderia parecer uma contradição, pois sempre associamos a paisagem de montanha a invernos rigorosos e verões mais curtos e desassossegados do que nos vales, está muito longe da realidade. As cadeias montanhosas portuguesas possuem um leque de variabilidade climática enorme, podendo encontrar desde ambientes muito húmidos e frescos, até situações secas e com intervalos térmicos extremos. Ao mesmo tempo, esta climatologia tão diversa é acompanhada de uma história natural recente fabulosa, repleta das mais inimagináveis variações ambientais e paisagísticas.

As serras ocidentais transmontanas são um claro exemplo desta riqueza florística e ambiental das serras do norte e centro de Portugal. Com a colaboração da Câmara Municipal de Boticas foi desenvolvido um pormenorizado estudo sobre este tesouro florístico, que agora é apresentado neste guia de campo. Destinado para todos os amantes da natureza que desejem percorrer a grandiosidade das cadeias montanhosas que separam Trás-os-Montes das províncias de Minho e Douro Litoral, a facilidade de consulta deste manual transforma-o também numa ferramenta extremamente útil para o ensino das ciências da natureza.

Fazendo uso de figuras e fotografias, a Flora e Vegetação das Serras Ocidentais Transmontanas permitirá diferenciar os principais habitats que formam esta singular e esplêndida paisagem. Chaves dicotómicas ilustradas, fotografias das espécies e um extenso glossário farão com que todos os que aqui venham indagar a fantástica história natural encerrada nestas paragens encontrem neste guia uma informação indispensável.

Partilhe esta página

Comentários