As filhas de Auschwitz

Publicado a 2014-03-16

O próximo dia 24 de Março o Jardim Botânico receberá oficialmente três "filhas" do campo de concentração número um de Auschwitz, oferecidos pelo Dr. Ismael Ventura da Silva, antigo aluno daUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Três belos exemplares procedentes do majestoso carvalho que está plantado junto ao portão de entrada desse antigo campo de extermínio.

Após quatro anos de aclimatação, a última destas três filhas de Auschwitz será plantada na coleção temática destinada aos carvalhos e castanheiros dos dois hemisférios. Esta coleção das Fagáceas, família botânica à qual pertencem os carvalhos, está a ser objeto de um processo de alargamento e implementação. Estes trabalhos permitirão que as filhas de Auschwitz sejam porteiras da vida, pois ocuparão a entrada desta distinta coleção do jardim botânico da UTAD.

Convidamos a toda a academia a assistir à plantação do último exemplar por plantar no nosso jardim botânico. No próximo dia 24 pelas 14:30, na coleção das Fagáceas (por trás do edifício das Ciências Agrárias, junto às vacarias) e com o patrocínio da Associação Ambientalista Quercus e o apadrinhamento da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Vila Real, as três filhas de Auschwitz encontrarão no Jardim Botânico da UTAD o seu novo lar.

Partilhe esta página